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nov 03, 2025

USO EXCESSIVO DE TELAS: Qual o seu impacto em sala de aula?

AUTOR

Thais Gonçalves

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

10 min

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Hoje em dia, a exposição de crianças às telas faz parte da rotina das famílias e das escolas. No entanto, quando o tempo de exposição é excessivo, pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento infantil, especialmente no que se refere à concentração e à aprendizagem.


De acordo com especialistas em saúde e educação, o uso prolongado de telas está associado à redução da capacidade de atenção, à dificuldade de concentração e ao aumento da ansiedade e da irritabilidade. Isso acontece porque os conteúdos digitais, especialmente vídeos curtos, jogos e aplicativos, oferecem estímulos visuais e sonoros muito rápidos, com recompensas imediatas, ou seja, quando a criança passa muitas horas por dia nesse tipo de ambiente digital acelerado, o cérebro se acostuma a esperar novidades o tempo todo. Assim, tarefas que exigem foco contínuo, como prestar atenção ao professor, copiar um exercício ou realizar uma leitura, tornam-se mais difíceis e até entediantes.


Outro ponto importante é que o tempo em frente às telas costuma muitas vezes substituir atividades essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional, como brincar, explorar o ambiente, interagir com outras pessoas, praticar esportes ou simplesmente observar o mundo real.
Essas experiências fortalecem áreas do cérebro ligadas à concentração, à autorregulação emocional e à criatividade (habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar).


Mas qual seria o tempo ideal para o uso de telas em cada faixa etária?

Tabela de limite de tela

Como equilibrar o uso de telas em casa?

Por que o equilíbrio é essencial?

As telas podem ser aliadas na educação e na comunicação, desde que usadas com propósito e moderação. Quando o tempo de exposição é equilibrado, as crianças aprendem a utilizar a tecnologia de forma produtiva e saudável. O exemplo dos adultos e o diálogo constante sobre o uso responsável das tecnologias ajudam a formar crianças mais atentas, críticas e preparadas para aprender dentro e fora da sala de aula.

Referências bibliográficas