Maple Bear Mogiana (Mogi Guaçu | Mogi Mirim)

/

mai 08, 2025

Educação Bilíngue na Primeira Infância: Quanto antes, melhor?

AUTOR

Taís Guarnieri

ASSUNTO

Educação Bilíngue

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

A primeira infância compreende os primeiros anos da vida escolar da criança — uma fase fundamental para seu desenvolvimento. Na Maple Bear, essa etapa é formada pelas turmas de Bear Care, Toddler, Nursery, Junior Kindergarten (JK) e Senior Kindergarten (SK). É justamente nesse período que o cérebro está mais receptivo a estímulos e aprendizagens, o que torna o ambiente escolar um espaço poderoso de crescimento integral.

É por isso que inserir a criança em um programa de educação bilíngue desde cedo oferece ganhos comprovados. Então sim; quanto antes, melhor!

A pesquisadora Ellen Bialystok, referência internacional em bilinguismo infantil, demonstrou em diversos estudos que crianças bilíngues desenvolvem melhor desempenho cognitivo e acadêmico, além de apresentarem maior foco, flexibilidade mental e habilidade para resolver problemas. Esses benefícios também se refletem na esfera socioemocional: elas aprendem a colaborar, respeitar as diferenças, lidar com situações novas com mais criatividade e segurança e, ainda, ampliam seu repertório cultural ao terem contato com diferentes formas de pensar, viver e se expressar.

Isso se explica pela plasticidade cerebral característica dessa fase. O cérebro das crianças pequenas é como uma esponja: absorve informações com rapidez e flexibilidade. Ao conviver com duas línguas, o cérebro exercita áreas relacionadas à memória, atenção e raciocínio — capacidades que impactam positivamente a trajetória escolar e de vida da criança.

 Como ressalta a diretora acadêmica da Maple Bear Brasil, Antonieta Megale: “As crianças pequenas aprendem o que vivenciam. E quando vivenciam experiências ricas em mais de uma língua, ampliam suas formas de perceber o mundo, de se comunicar e de construir conhecimento”.

Na Maple Bear Mogiana, as crianças das séries iniciais vivem a imersão na língua inglesa desde o início. O idioma é incorporado de forma natural ao cotidiano escolar — nas atividades da rotina, nas relações com os professores e colegas e nos materiais utilizados.

Além disso, a aprendizagem acontece por meio da exploração, experimentação e conversação, em um ambiente que valoriza a brincadeira como parte essencial do processo pedagógico — seguindo os princípios da metodologia Play-Based Learning (PLB), que reconhece o brincar como forma legítima de aprender, descobrir e construir sentido sobre o mundo.

Investir na educação bilíngue desde a primeira infância é garantir que seu filho tenha um desenvolvimento completo, com mais oportunidades cognitivas, sociais, emocionais e culturais. É nessa fase que se constroem as bases do futuro — e o bilinguismo é uma ferramenta poderosa para que ele seja mais sólido, diverso e promissor.

Taís Guarnieri - Coordenadora Pedagógica